© 2020 Sesimbra – Arte na Rua

Peixes do Nosso Mar

Artista:

Tiago Hacke


A minha proposta é de transcrever para as paredes de Sesimbra as sensações das minhas memórias vividas por lá. Lembro-me de ser criança e mergulhar nestas águas límpidas de um tom azul-turquesa transparente, onde vi os raios de luz amarelados a entrarem na água por cima da minha cabeça. A luz do final do dia criava uma aura mágica, como uma cena surreal de um sonho. Só me apetecia ficar ali debaixo de àgua o máximo de tempo possível a contemplar os peixes que me olhavam curiosamente, mas estava restrito pelas minhas limitações respiratórias.

A minha ideia com estas propostas é de transmitir ao público passante a atmosfera subaquática e esta sensação peculiar de estar mergulhado no oceano. Procuro enaltecer a região pintando alguns elementos característicos da riqueza e biodiversidade marítima e a beleza das paisagens de Sesimbra (inclui espécies como a sardinha, o besugo, o espadarte, a cavala, o sargo, o polvo, a pescada, o atum, o peixe-espada branco o preto e o golfinho)

Pinto com tintas de parede exterior, manipulando-as a pincel e rolo. Uso um método particular no qual só uso as cores primarias; misturo todas as nuances de cor na parede à medida que vou preenchendo a superfícies, antes que a tinta secar totalmente. Tal e qual fiz nos esboços aqui apresentados.


Avenida dos Náufragos



Sou pintor muralista, Luso-Alemão, vim para Portugal aos 4 anos e resído actualmente em Cascais. Vila onde cresci e onde comecei a pintar graffiti no final da década de 90. Aos 17, emigrei com a família para o Luxemburgo e licenciei-me em fine art painting na Manchester Metropolitan University no Reino Unido. A viagem sempre foi uma constante na minha vida, o que me levou para França, Paris, para tirar um mestrado na École Nationale Superieure de Beaux-Arts. Aos 30 decidi voltar para as terras Lusas, e dedicar-me exclusivamente à pintura. Comecei a misturar as técnicas que tenho aprendido ao longo dos anos e comecei a pintar paredes como pintava telas.

Tenho trabalhado constantemente para a evolução da minha técnica, estética e dos conceitos que exploro, fazendo muitas pinturas murais por encomenda. São a minha actividade profissional principal. Continuo a viajar e a pintar por onde vou para encontrar constantemente novos desafios pictóricos e estímulos para a minha criatividade.