© 2020 Sesimbra – Arte na Rua

Que Pêxe é Atão?

Artista:

Rita Ruivo


Cada maré, em cada estação traz à rede e ao anzol diferentes peixes. Em Sesimbra não se pesca só peixe-espada, espadarte e sardinha. Jogando com a riqueza e diversidade dos diferentes peixes que habitam este mar, propõem-se a criação de uma espécie de catálogo, evidenciando os vários padrões que caracterizam as espécies de peixe presentes no concelho. Como pergunta um pexito a outro na chegada à doca ‘Que pêxe é atão?’, ficamos assim com uma ideia das possibilidades de resposta — sargo, salema, choco, peixe-ruivo, entre outros figurarão neste mini catálogo.

Aqui proponho conjugar lettering e desenho de padrões, numa estrutura a fazer lembrar um álbum de família ou uma caderneta de cromos, figurando um zoom ao dorso dos peixes pescados sobretudo em pesca artesanal e de traineira, e que evidenciam a biodiversidade marinha de Sesimbra.


Largo António Batista, 4 Ver direções
38.443398, -9.101546



Nascida alfacinha, criada no campo azoiano aos fins-de-semana, tenho mar no meu nome e a cor que lhe deram foi o ruivo. Entre a vontade de ser astronauta e construir casas felizes para todos, estudei arquitectura, velejei e remei por vários mares, até perceber que o amor pelo desenho e pelos livros era mais forte e concretizável que tudo o resto. Formei-me em desenho no Ar.Co, ilustração no CIEAM, e design de comunicação na ESAD. Investigo património cultural nas horas vagas do design e gostava de ser um livro faz-tudo, explorando investigação e práticas criativas. Costumo dizer que o meu cérebro é um projecto inacabado, que insisto em manter aberto e crítico em relação ao mundo e à minha vivência nele.


Email: ritamarcelinoruivo@gmail.com